Ikebana Harmony




O Ikebana

         "Ikebana" significa a arte de compor um conjunto de flores e ramos, numa expressão de rara beleza, interagindo com a energia positiva do sentimento humano.

         A palavra Ikebana, de origem japonesa, é formada pela junção de dois ideogramas: "Ike" representa o ato de arrumar as flores, enaltecendo a natureza viva, refletindo a luz e a paz universal; "Bana" derivada de "Hana" significa singelamente a flor.

         A India é considerada, por várias correntes de estudiosos, como o berço desta arte floral. Gautama Buda seria o seu precursor, quando, num momento iluminado, maravilhado com a beleza da flor, mas sensibilizado com a sua fragilidade, acolheu-a em um recipiente com água para lhe proporcionar uma vida mais longa. Assim, os monges budistas, através dos séculos, reverenciavam a Buda com os ramalhetes de flores, colocando-os nos altares dos templos religiosos, como forma de homenagear espiritualmente o seu Líder Maior, através da matéria.

         Apesar de sua origem indiana e adotada posteriormente pelo povo chinês, o arranjo de flores manteve-se restrito ao uso dos adeptos do budismo, até então. Somente após decorrido muitos séculos a arte dos arranjos migrou para o Japão, na mesma época em que o país assimilava com toda a intensidade a doutrina da nova religião. No Japão predominou o Zen Budismo, doutrina essa que influenciou profundamente toda a cultura japonesa em suas mais variadas formas de arte e tradição. Foi no Japão que o arranjo floral, com essas características peculiares, recebeu o nome consagrado de Ikebana. Ao decorrer dos séculos, os artistas desta nobre arte foram aperfeiçoando e criando novos estilos atualmente praticados por centenas de escolas espalhadas por todo o mundo. A popularização do Ikebana no Japão permitiu a propagação desta arte além fronteiras, consolidando definitivamente o seu espaço na sociedade civilizada. O Ikebana assume a filosofia do naturalismo e sua técnica utilizada é reconhecida internacionalmente, diferenciando-se dos demais arranjos conhecidos.

         No Brasil, graças ao movimento intenso da imigração japonesa, que sempre preservou a cultura e a tradição de seus ancestrais, o Ikebana se consolidou e conquistou a preferência cada vez maior daqueles que desejam demonstrar seus sentimentos e sua gratidão com elegância e criatividade. O Ikebana, além de se constituir num presente sempre envolvente, ganha espaços em decorações de ambientes e personaliza os eventos importantes.

         Em qualquer lugar, em todos os momentos, o Ikebana irradia a luz, conduz à paz interior, harmonizando a pureza dos sentimentos com a beleza da natureza.



HOME | Quem Somos | O Ikebana | Termos de Uso | Fale Conosco | Dúvidas?


HARMONY IKEBANA
Rua Urbano Lopes, 195 - Bairro Cristo Rei
Curitiba - PR
Telefone: (41) 362-6518
E-Mail: vendas@ikebanas.com.br